Como Registrar sua Empresa de Jogos





Você sabe como Iniciar uma empresa?

Nem eu sabia... e acredite nem a maior parte dos brasileiros sabe como fazer uma empresa.



Aqui vai um manual simples de como fazer uma empresa facil e rapido.


Para desenvolvedores há varias formas de ganhar dinheiro com um jogo, dentre umas é fazer um estúdio ou uma Microempresa financiada por Financiadores-Jogadores, como no caso do Crowdfunding, de uma forma ou de outra precisa-se aprender como registrar a empresa e faze-la apareçer sob a ótica juridica, assim podendo pegar emprestimos em bancos e financeiras, vender ações/quotas(alguns chaman de cotas), ou seja, vender parte da empresa e em conjunto parte dos lucros, aqui está um pequeno e resumido texto de como. ajuda,

Um problema que todo empreendedor iniciante tem (além de começar a empresa, ter um produto etc.) é fazer a abertura legal da sua empresa. Infelizmente nosso país não ajuda muito em relação à burocracia exigida – são muitos registros diferentes em várias instâncias, que causam taxas altas e impostos futuros.
Uma coisa é fato: você precisa de um contador pra isso. Não só porque é ele quem conhece bem todo o processo, mas porque no Brasil toda empresa deve obrigatoriamente ter um contador (contratado ou terceirizado).
Mesmo assim, é bastante recomendado que você acompanhe o processo de perto, saiba o que está acontecendo e quais são suas possibilidades de registro e enquadramento, mesmo porque isso vai ditar como impostos e taxas incidirão sobre sua empresa. Pra isso, fizemos esse pequeno guia abaixo:
Contrato Social (documento que marca o anscimento da empresa)
Ele é extremamente importante e deve ser montado com cuidado, já que é ele que determina o que a empresa faz e como funciona, pontos esses que implicarão diretamente nas possibilidades de produtos e serviços, na forma de Divisão de lucros e, claro, nos impostos. Por exemplo, não deixe de ver se as atividades da empresa’ não se encaixam no Simples Nacional (procure bem, você pode sempre encontrar sinônimos) que é um sistema de redução de impostos para muitos tipos de empresas, o que significa uma economia significativa com impostos.
Registros
  1. Junta Comercial – o nascimento: Como qualquer pessoa, uma pessoa jurídica também precisa nascer e ter uma certidão – isso será o registro da sua empresa na Junta Comercial. Pra essa etapa, além de alguns documentos dos sócios da empresa, você precisa também do contrato social.
  2. Receita Federal – CNPJ: O lugar onde a empresa consegue o aclamado CNPJ, com o qual a empresa define, perante ao governo federal, quais são suas atividades – ou seja, qual sua base para cálculo de impostos e fiscalização.
  3. Secretaria Estadual da Fazenda – Inscrição Estadual: O mesmo procedimento que o anterior, mas nesse caso só ganha uma inscrição estadual as empresas que trabalham com produtos, onde incidirá o ICMS. No caso de empresas de serviços, a inscrição é como ‘isento’.
  4. Prefeitura – alvará e ISSQN: No âmbito municipal é onde você consegue seu alvará de funcionamento (em alguns casos não é necessário), o que te dá a luz verde para começar a funcionar. É legal lembrar também que é pra prefeitura que todo mês você paga ISSQN, aquele imposto que custa até 5% do valor das suas notas fiscais de serviço – nunca vacile com ele!
O custo para abertura da empresa varia entre 600 e 900 reais, dependendo da sua cidade, estado e do seu contador. Pra ver com mais detalhes todos os processos e os documentos exigidos em cada parte, sugerimos o Guia do Sebrae. O sebrae pode até lhe ajudar mas não espere que ele faça algo por você, ele dá o conhecimento mas você tem de fazer a maior parte de tudo.
Lembre-se, ao abrir uma pessoa jurídica, você está criando uma nova ‘pessoa’ perante o governo, então ela também precisa prestar contas, pagar impostos, tem que ter seu dinheiro separado (mesmo sendo sócio, não misture o dinheiro, sobre o risco de multa, fechamento da empresa e processo judicial!). Além disso, sendo sócio da empresa, seu nome e a saúde dele estão ligados ao da empresa – se um estiver com nome sujo, isso trará consequências para o outro.
Seria interessante consultar um advogado (no Contrato Social por exemplo) e confie no seu contador. Demora pra achar um contador de confiança, mas depois que o encontramos, sempre recomendamos seus serviços, existem até contadores espeçificos para nossa área de jogos.


Fonte: Saiadolugar

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...