Hoje, entrevista com um dos os criadores e fundadores da Flowkore, empresa de games, e seus projetos já estiveram na SBGames 2012, o maior encontro de desenvolvedores que conheço no Brasil,
O entrevistado é Roberto Junior, ele é professor na área de games e é um grande entusiasta e concordou em ceder uma entrevista, confiram o que ele falou sobre a experiência de ser um desenvolvedor de games
Quando foi
aberta sua empresa e qual foi seu projeto inicial?
O nosso projeto
inicial foi o jogo feito em UDK, de um personagem nacional, o zé do caixão, feito em parceria com a 'Kaipora Digital' e a 'Facisa' que
foi submetido ao SBGames em 2012, a nossa empresa ainda está em processo de
formalização mas já estamos atuando no mercado e tivemos 2 trabalhos
comissionados até o momento em 2013
Certo,
quanto a seus projetos, eles seguem alguma linha?
O nosso foco é
produzir jogos/animações focados no entretenimento, no caso dos jogos digitais,
pretendemos focar no público hardcore, como os nossos projetos atuais que
seguem esse perfil são 'independentes', não há investimento em cima deles, ai
temos que recorrer a outros tipos de projetos para movimentar a empresa como
adver games e jogos educativos, esses 2 projetos consistem em um jogo educativo
e uma solução publicitaria
Para ajudar
nossos leitores, cite as maiores lições de abrir uma empresa de jogos, e uma
experiência que você teve ao abri-la que lhe ajudou a torná-la um negócio
rentável
Games é algo interdisciplinar, não da pra dar atenção apenas a software, ou apenas a arte, o que nos leva a tentar montar uma equipe com profissionais de várias áreas.
É um caminho
difícil para quem não tem investimento, mas não se deve desistir por conta das
dificuldades, o segredo é ter paciência.
Se especializar e buscar uma parceria com a educação, no nosso caso, meio que ajudou bastante porque terminamos usando o nosso tempo que não estamos trabalhando na empresa com outra atividade enquanto a empresa não gera lucro, mas ainda investindo em desenvolvimento de jogos, 4 dos 8 integrantes da nossa equipe ensinam em cursos profissionalizantes e de nível superior de desenvolvimento de jogos.
Referente
ao jogo, como planeja o futuro da sua empresa para daqui a 2 anos?
nós pretendemos
concluir os nossos projetos indies, colocá-los para vender no próximo ano e
começar a desenvolver outros projetos, além de atender demandas locais enquanto
for viável no ramo de advergames e serious games.
Qual as
dicas você daria, e quais as características das pessoas, para fazer um negócio
em jogos eletrônicos dar certo?
Como todo negócio,
tem que ter pessoas comprometidas e dedicadas a levar os projetos para frente,
em especial para games, nunca se pode ter medo/receio de aprender novas
tecnologias e ampliar os horizontes de maneira geral, a indústria de games é
extremamente desafiadora, as pessoas precisam estar aptas a superar desafios se
quiserem se dar bem na área.
A Flowkore é conhecida por ter estado na SBGames 2012 e desenvolve games e é um estúdio funcional para qualquer um que queira investir neles, ou em algum projeto específico...
Aqui o projeto dela para a SBGames 2012:
Roberto Junior e seus colegas apresentando sua criação |
e, finalmente, o resumo de seu projeto principal. |
Mais informações: Flowkore
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