Precificação - Como dar preço a seus jogos

Muitos colocam preço de suas mercadorias com só base na concorrência ou na base do chute, mas no caso de grandes empresas ou  quando se tem de lidar com algo mais profissional tem de de levar em consideração outros fatores como....


Como se faz o preço de um produto então?:


"aqui há uma formula simples para calcular o preço que se venderia a um distribuidor por unidade(pode ser usado para varejistas ou o cliente final, mas ai coloca-se outros valores"
Preço da Total e Final da Unidade =Custo de mercadoria(R$)* + Despesas variáveis(%)** +Despesas Fixas(Despesas fixas/numero de unidades)** +Impostos (%)**+Lucro da empresa(%)**


*R$ é para valor em reais, %** é para uma porcentagem do preço ffinal da unidade 

Custo da mercadoria: (dinheiro gasto exclusivamente para fazer uma unidade do produto), no caso de jogos seria a mídia física(DVD, caixa, envelope, etc) e brindes que vem junto


Despesas variáveis: Gastos que fazem alterar a quantidade de produtos vendidos, entra aqui, transporte, armazenamento, comissão, e propaganda, (são valores pré-fixados, então tem-se que pesquisar o valor que será gasto em cada quesito num dado mês e depois dividido pela quantidade de produtos que planejam vender no dado mês)

Despesas Fixas: Gastos que NÃO depende da unidade vendida, entra aqui a despesa com coisas fias como programas de computador, partes do jogo compradas e em alguns casos Mão-de-obra de desenvolvimento
 (são valores pré-fixados, então tem-se que pesquisar o valor que será gasto em cada quesito num dado período,  e depois dividido pela quantidade de produtos que planejam vender no mesmo período, geralmente, este sendo de um ano a cinco anos )

Impostos: uma pesquisa antiga minha quanto a empresas de software(não está completa)
lembrando que alguns impostos são recuperáveis para quesitos de tributação, o que reduz muito em alguns casos(essa regra não vale pro simples nacional

SIMPLES NACIONAL empresa de software (até 120.000,00 de receita bruta)
         
Alíquota simples nacional(S/ Recei. Bruta) 6,00%
IPI s/lucros líquidos 20,00%

A alíquota do simples nacional engloba os seguinte impostos.

imposto(sobre o quê ele é pago)
IR Pessoa Juridica(s/ Lucro Liquido) 0,00%
CSLL(s/ Lucro Liquido) 0,39%
COFINS(s/Receit. Bruta) 1,19%
pis/pasep(s/Folha de pagamento) 0,00%
INSS(s/Receit. Bruta) 2,42%
ISS(s/Receit. Bruta) 2,00%

Lucros da empresa: aqui se coloca o quanto a empresa quer ganhar sobre o que ela investiu, mas cuidado aqui, geralmente este valor fica entre 10% e 30% do PTU nas empresas formais. mas para projetos indie, ou que cortem o papel de empresas como atravessadoras, isso pode ser multiplicado muitas veses, só cuidado ao comparar com a concorrência.

Aqui vão alguns fatores que também podem alterar o preço:

Tempo desde a estréia: Quando lançados os preços  de jogos com uma estratégia de marketing boa Ante-venda são mais altos,  isso por que são exclusividade por enquanto, e o preço vai descendo com o tempo, sempre tentando se aproximar a uma leve reta decrescente, pois se decresce muito rápido ou simplesmente despenca de uma hora pra outra, os primeiros compradores(geralmente os mais fiéis) se sentem indignados e pensam duas vezes antes de comprar de novo da mesma criadora(Caso apple com o primeiro ipod) e se o jogo fica obsoleto, tem-se de se livrar dele o mais rápido possível pra ter caixa pro próximo projeto.

Volume:  no caso de jogos, geralmente se vende em quantidade para empresas intermediárias que espalharão o jogo em muitos locais pelo mundo, o preço a unidade geralmente segue a risca a formula anterior, pois é o minimo ganho, mas ao consumidor final o preço quase que dobra pela necessidade dos atravessadores e dos intermediários, então se for vender por intermédio, tente pensar no preço de cada um antes de colocar o seu preço.
Comissão de distribuidores pessoa física; varia muito entorno de 7%-40%
Comissão de atacadistas; geralmente fica por perto de 9%-20%
Comissão de varejistas; geralmente perto dos 25%-40%
Então pense bem em como e a quem vender....


Prazos de pagamento: ao vender para intermediários ou até mesmo para clientes finais, seria interessante saber parcelamentos, pois se tem mais chance de negociar com prazos maiores, principalmente com volumes grandes mas é preciso estudar todo o histórico da empresa, para se ter certeza que podem pagar este parcelamento, principalmente num contrato de intermédio, bancos, seguradoras e consultores são mestres nesta área.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...