"aqui há uma formula simples para calcular o preço que se venderia a um distribuidor por unidade(pode ser usado para varejistas ou o cliente final, mas ai coloca-se outros valores"
Preço da Total e Final da Unidade =Custo de mercadoria(R$)* + Despesas variáveis(%)** +Despesas Fixas(Despesas fixas/numero de unidades)** +Impostos (%)**+Lucro da empresa(%)**
*R$ é para valor em reais, %** é para uma porcentagem do preço ffinal da unidade
Custo da mercadoria: (dinheiro gasto exclusivamente para fazer uma unidade do produto), no caso de jogos seria a mídia física(DVD, caixa, envelope, etc) e brindes que vem junto
Despesas variáveis: Gastos que fazem alterar a quantidade de produtos vendidos, entra aqui, transporte, armazenamento, comissão, e propaganda, (são valores pré-fixados, então tem-se que pesquisar o valor que será gasto em cada quesito num dado mês e depois dividido pela quantidade de produtos que planejam vender no dado mês)
Despesas Fixas: Gastos que NÃO depende da unidade vendida, entra aqui a despesa com coisas fias como programas de computador, partes do jogo compradas e em alguns casos Mão-de-obra de desenvolvimento
(são valores pré-fixados, então tem-se que pesquisar o valor que será gasto em cada quesito num dado período, e depois dividido pela quantidade de produtos que planejam vender no mesmo período, geralmente, este sendo de um ano a cinco anos )
Impostos: uma pesquisa antiga minha quanto a empresas de software(não está completa)
lembrando que alguns impostos são recuperáveis para quesitos de tributação, o que reduz muito em alguns casos(essa regra não vale pro simples nacional
SIMPLES NACIONAL empresa de software (até 120.000,00 de receita bruta) | |||||
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A alíquota do simples nacional engloba os seguinte impostos.
imposto(sobre o quê ele é pago)
IR Pessoa Juridica(s/ Lucro Liquido) | 0,00% |
CSLL(s/ Lucro Liquido) | 0,39% |
COFINS(s/Receit. Bruta) | 1,19% |
pis/pasep(s/Folha de pagamento) | 0,00% |
INSS(s/Receit. Bruta) | 2,42% |
ISS(s/Receit. Bruta) | 2,00% |
Lucros da empresa: aqui se coloca o quanto a empresa quer ganhar sobre o que ela investiu, mas cuidado aqui, geralmente este valor fica entre 10% e 30% do PTU nas empresas formais. mas para projetos indie, ou que cortem o papel de empresas como atravessadoras, isso pode ser multiplicado muitas veses, só cuidado ao comparar com a concorrência.
Aqui vão alguns fatores que também podem alterar o preço:
Tempo desde a estréia: Quando lançados os preços de jogos com uma estratégia de marketing boa Ante-venda são mais altos, isso por que são exclusividade por enquanto, e o preço vai descendo com o tempo, sempre tentando se aproximar a uma leve reta decrescente, pois se decresce muito rápido ou simplesmente despenca de uma hora pra outra, os primeiros compradores(geralmente os mais fiéis) se sentem indignados e pensam duas vezes antes de comprar de novo da mesma criadora(Caso apple com o primeiro ipod) e se o jogo fica obsoleto, tem-se de se livrar dele o mais rápido possível pra ter caixa pro próximo projeto.
Volume: no caso de jogos, geralmente se vende em quantidade para empresas intermediárias que espalharão o jogo em muitos locais pelo mundo, o preço a unidade geralmente segue a risca a formula anterior, pois é o minimo ganho, mas ao consumidor final o preço quase que dobra pela necessidade dos atravessadores e dos intermediários, então se for vender por intermédio, tente pensar no preço de cada um antes de colocar o seu preço.
Comissão de atacadistas; geralmente fica por perto de 9%-20%
Comissão de varejistas; geralmente perto dos 25%-40%
Então pense bem em como e a quem vender....
Prazos de pagamento: ao vender para intermediários ou até mesmo para clientes finais, seria interessante saber parcelamentos, pois se tem mais chance de negociar com prazos maiores, principalmente com volumes grandes mas é preciso estudar todo o histórico da empresa, para se ter certeza que podem pagar este parcelamento, principalmente num contrato de intermédio, bancos, seguradoras e consultores são mestres nesta área.
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