Uma pesquisa do IBOPE Media realizada em regiões metropolitanas apontou que a internet é o meio mais importante de informação para os consumidores de games e jogos eletrônicos. Mais de 40% dos jogadores disseram se informar na internet sobre os lançamentos e as novas tecnologias, além de preço, dicas e segredos dos games. Ainda assim, um grande percentual de jogadores declara não se informar sobre games nos principais meios de comunicação.
A internet também proporciona maior lembrança de publicidade de jogos eletrônicos. Os pesquisadores perguntaram se os jogadores se lembravam de ter visto publicidade sobre qualquer tipo de game eletrônico em algum meio de comunicação. A internet, com 28% das menções, apareceu numericamente à frente da televisão, que ficou com 27%.
Os que mais disseram se lembrar de publicidade de games na internet foram os jovens de 20 a 29 anos (33%), os homens (31%) e as pessoas da classe B (36%). A televisão, por sua vez, mostrou ser muito importante nas capitais nordestinas e nas classes C, D e E.
Por quais meios de comunicação você costuma se informar sobre os seguintes assuntos
A internet também proporciona maior lembrança de publicidade de jogos eletrônicos. Os pesquisadores perguntaram se os jogadores se lembravam de ter visto publicidade sobre qualquer tipo de game eletrônico em algum meio de comunicação. A internet, com 28% das menções, apareceu numericamente à frente da televisão, que ficou com 27%.
Os que mais disseram se lembrar de publicidade de games na internet foram os jovens de 20 a 29 anos (33%), os homens (31%) e as pessoas da classe B (36%). A televisão, por sua vez, mostrou ser muito importante nas capitais nordestinas e nas classes C, D e E.
Por quais meios de comunicação você costuma se informar sobre os seguintes assuntos
Lançamentos de jogos | Preços de consoles e jogos | Novas tecnologias relacionadas a games | Dicas e segredos dos jogos | |
Internet | 46% | 40% | 42% | 44% |
Televisão | 11% | 7% | 10% | 4% |
Revistas | 5% | 4% | 3% | 4% |
Jornais | 4% | 4% | 3% | 2% |
Rádio | 1% | 1% | 1% | 1% |
Nenhum | 42% | 51% | 48% | 49% |
Entre os 11,8 milhões de jogadores; não soma 100% devido à sobreposição de respostas.
Lembrança de publicidade sobre jogos eletrônicos em algum meio de comunicação, por classe
Lembrança de publicidade sobre jogos eletrônicos em algum meio de comunicação, por classe
Televisão | 27% |
Internet | 28% |
Revistas | 7% |
Jornais | 7% |
Outdoor | 2% |
Rádio | 2% |
Transporte público | 1% |
Outros | 0% |
Não vi | 42% |
Não sabe/não opinou | 6% |
Não soma 100% devido à sobreposição de respostas
Jogadores
Jogadores
Segundo a pesquisa “Games”, realizada com pessoas de dez anos ou mais de idade em 13 regiões metropolitanas, 23% dos brasileiros costuma, ainda que de vez em quando, jogar videogames ou jogos eletrônicos. Esses jogadores estão principalmente nas classes A e B e são bastante jovens. De acordo com o levantamento, 40% têm até 19 anos e 41% são da classe B.
De 51,7 milhões de pessoas, 23%, ou 11,8 milhões, são jogadoras; dessas, 67% jogam em consoles.
Mais de dois terços dos jogadores brasileiros brincam nos consoles de videogames, uma preferência que parece ser maior entre os paulistas. Porém, o consumo de jogos em outras plataformas continua a aumentar. Segundo a pesquisa, do total de jogadores 42% se divertem em computadores ou notebooks, 16% jogam no celular, 7% estão no videogame portátil e 1% usa games no tablet ou no iPod. As mulheres são as que apresentam maior afinidade com os joguinhos das novas plataformas, como computador, celular ou tablet.
Entre as regiões metropolitanas pesquisadas, Salvador, com 30%, apareceu com o maior percentual de jogadores, seguida pelo Distrito Federal, com 28%, e por Florianópolis, com 25%. O que leva os baianos a ter tanto interesse pelos games é a facilidade de jogar no computador. Na capital baiana, as disputas nessas máquinas atingem 58% dos jogadores.
A maioria dos que se divertem pelo computador é jovem, grupo que em geral gosta de jogos mais complexos. Mas a maior afinidade com essa plataforma é dos que têm mais de 40 anos de idade, que jogam sobretudo paciência e outros games eletrônicos de cartas mais simples. O consumo de jogos por meio de sites também é elevado. Segundo o IBOPE Nielsen Online, em julho de 2012, entre internautas que navegam em casa ou no local de trabalho, 25,7 milhões de pessoas visitaram sites de games.
De 51,7 milhões de pessoas, 23%, ou 11,8 milhões, são jogadoras; dessas, 67% jogam em consoles.
Mais de dois terços dos jogadores brasileiros brincam nos consoles de videogames, uma preferência que parece ser maior entre os paulistas. Porém, o consumo de jogos em outras plataformas continua a aumentar. Segundo a pesquisa, do total de jogadores 42% se divertem em computadores ou notebooks, 16% jogam no celular, 7% estão no videogame portátil e 1% usa games no tablet ou no iPod. As mulheres são as que apresentam maior afinidade com os joguinhos das novas plataformas, como computador, celular ou tablet.
Entre as regiões metropolitanas pesquisadas, Salvador, com 30%, apareceu com o maior percentual de jogadores, seguida pelo Distrito Federal, com 28%, e por Florianópolis, com 25%. O que leva os baianos a ter tanto interesse pelos games é a facilidade de jogar no computador. Na capital baiana, as disputas nessas máquinas atingem 58% dos jogadores.
A maioria dos que se divertem pelo computador é jovem, grupo que em geral gosta de jogos mais complexos. Mas a maior afinidade com essa plataforma é dos que têm mais de 40 anos de idade, que jogam sobretudo paciência e outros games eletrônicos de cartas mais simples. O consumo de jogos por meio de sites também é elevado. Segundo o IBOPE Nielsen Online, em julho de 2012, entre internautas que navegam em casa ou no local de trabalho, 25,7 milhões de pessoas visitaram sites de games.
Tipos de jogos que costuma jogar através do computador
(Entre aqueles que costumam jogar no computador/notebook)
Neste momento, a audiência de sites de jogos casuais está entre as que mais crescem na internet brasileira. Enquanto nos Estados Unidos o interesse pelos games casuais online já é antigo entre as mulheres adultas, no Brasil ele é mais forte entre as crianças, principalmente os jogos de meninas que simulam situações do dia a dia dos adultos, como cozinhar, comprar, vestir e maquiar.
A pesquisa “Games” aponta que metade dos que jogam por computador, celular ou tablet também gosta dos joguinhos casuais, que são mais simples que os games tradicionais. Além dos sites específicos de games, os jogadores quando estão online também procuram as disputas nas redes sociais. E ali são os jovens de 15 a 24 anos que se destacam.
Os aplicativos também se tornaram a nova fronteira para se jogar por meio de aparelhos móveis, como celular, smartphone e principalmente tablet. Entre os que jogam por essas plataformas, 45% costumam baixar apps de games. Pessoas das classes A e B e jovens de até 29 anos ainda são os maiores fãs dessa modalidade de diversão.
Porém, o que mais chama a atenção é o elevado uso de jogos não originais entre os brasileiros. Mais de 20% dos jogadores dizem que só possuem games piratas e apenas 12% dizem que só têm jogos originais. Quanto mais alta a classificação econômica, maior a afinidade com o consumo de games originais. Esse resultado pode estar relacionado à percepção de preço, porque 57% dos jogadores brasileiros consideram os originais muito caros, sobretudo os adultos de 30 a 39 anos. E isso não parece ser um problema de classe econômica, porque, independentemente de comprar ou não os games originais, na hora de criticar o preço todas reclamam de maneira parecida.
Você tem mais jogos originais ou piratas?
Só tenho piratas | 21% |
Tenho mais piratas que originais | 21% |
Metade é pirata e metade é original | 13% |
Tenho mais originais que piratas | 5% |
Só tenho originais | 12% |
Não compro jogos eletrônicos | 21% |
Não sabe/ Não opinou | 7% |
Entre os 11,8 milhões de jogadores |
Avaliação do preço dos jogos originais, por classe | total | A | B | C | DE |
Muito caros | 57% | 57% | 59% | 57% | 49% |
Caros | 22% | 24% | 22% | 22% | 24% |
Nem caros nem baratos | 9% | 7% | 9% | 9% | 9% |
Baratos | 3% | 0% | 2% | 3% | 6% |
Não sabe/não opinou | 9% | 11% | 8% | 8% | 11% |
Entre os 11,8 milhões de jogadores |
Games POP - CONSOLIDADO NACIONAL
Estudo norteado por método quantitativo, utilizando a técnica de entrevistas individuais, face a face, baseadas em questionário estruturado de acordo com os objetivos do estudo. Em setores com grande presença de edifícios ou condomínios fechados os entrevistados são abordados por telefone.
Período: 23 /04 a 07 /05/2012.
Mercados pesquisados: Grande São Paulo, Grande Rio de Janeiro, Grande Belo Horizonte, Grande Porto Alegre, Grande Curitiba, Grande Recife, Grande Fortaleza, Grande Salvador, Distrito Federal, Campinas, Grande Florianópolis, Grande Goiânia e Grande Vitória.
Mais de 18 mil entrevistas com população com 10 anos e mais.
E pra deixar todos animados.... o video GAME ON
Estudo norteado por método quantitativo, utilizando a técnica de entrevistas individuais, face a face, baseadas em questionário estruturado de acordo com os objetivos do estudo. Em setores com grande presença de edifícios ou condomínios fechados os entrevistados são abordados por telefone.
Período: 23 /04 a 07 /05/2012.
Mercados pesquisados: Grande São Paulo, Grande Rio de Janeiro, Grande Belo Horizonte, Grande Porto Alegre, Grande Curitiba, Grande Recife, Grande Fortaleza, Grande Salvador, Distrito Federal, Campinas, Grande Florianópolis, Grande Goiânia e Grande Vitória.
Mais de 18 mil entrevistas com população com 10 anos e mais.
E pra deixar todos animados.... o video GAME ON
Como é um site de propriedade publica e nem tem interesse em espalhar transcrevi as informações que encontrei mesmo assim, desculpe-me
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