Devido a pedidos sobre o Comportamento dos jogadores e quem são os jogadores, trago a pesquisa: "Quem são os gamers do Brasil" feita pelo IBOPE entre maio e junho de 2011 que representa 48% da população brasileira entre 12 e 75 anos. ou seja, 69 milhões de pessoas, não acho que tenha muitos dados confiaveis, pois boa parte do Brasil fica de fora desta pesquisa (também porque é o ibope que faz as pesquisas de intenção de voto) mas dá para se ter algumas idéias, eu acho. Espero ter ajudado "Jean C." e companhia. Obrigado.
Segundo dados do Target Group Index, da população brasileira em análise (69.5 milhões), 41% afirmam que possuem videogame, 28.2MM, sendo que o mais utilizado é o aparelho conectado à TV (82%) e em seguida os aparelhos de mão (22%).
Analisando quem possui e joga videogame, 68% são homens, com maior presença nas classes AB e com idade entre 12 e 34 anos. O número de solteiros está acima da média brasileira, assim como o percentual dos que estudam (47% - contra 26% nacional). A praça com maior número de jogadores é São Paulo, onde 27% da população assume possuir e jogar videogame. Dos 11.9 milhões de brasileiros que possuem e jogam pelo menos um videogame, 48% têm preferência por uma marca única de console.
As preferências variam desde jogos de ação (66%), jogos de esporte (65%) e aventura (60%), mas a maior afinidade está em jogos de rol play (RPG) /3D (295). Os gamers costumam jogar principalmente no período da tarde, entre as 12h e as 17h59. Os consoles conectados à TV são as plataformas com o maior número de jogadores (76%) e o computador possui somente 26%. Já em relação ao tempo médio jogado, os jogos online são os que possuem o maior tempo, 5h14min, enquanto os portáteis possuem o menor, somente 3h22min.
População Brasil Possuem e jogam videogame Universo (.000) 69593 11978 Masculino 47,6% 68,5% Feminino 52,4% 31,5% 12 - 19 anos 16,7% 39,4% 20 - 24 anos 10,5% 15,0% 25 - 34 anos 20,9% 24,4% 35 - 44 anos 18,5% 13,1% 45 - 54 anos 16,4% 5,6% 55 - 64 anos 10,8% 2,0% 65 - 75 anos 6,3% 0,4% AB 38,7% 49,8% C 48,8% 45,2% DE 12,5% 4,9%
Quanto ao consumo dos meios, talvez pela grande presença na classe AB, os gamers estão 16 pontos percentuais acima da média brasileira em TV por assinatura. Outro meio com alta penetração e participação do target em análise é a internet – 79% contra 52% naciona. Já o meio com maior afinidade é o cinema (161).
Possuem e jogam videogame Universo (.000) 11978 Conectado à TV 82,2% De mão 21,8% JOGOS Ação 66,4% Esportes 64,8% Aventura 59,9% Corridas (de autos, motos etc) 59,8% Lutas 54,7% Estratégia 36,4% Jogos Infantis 32,8% Simulação (aviões, etc.) 27,0% Educativos 14,1% Jogos de Rol Play (RPG)/ 3D 13,3% Jogos de Fliperamas 12,0% Jogos de Cartas/ Poker 9,8%
Possuem e jogam videogame Tempo médio jogado Conectados ao televisor 76,3% 4h33min Internet - jogos on-line 32,9% 5h14min Computador (não considere jogos on-line) 26,6% 4h15min Videogames portáteis 6,5% 3h22min
Em relação aos programas assistidos na TV, a preferência é por filmes (94%), noticiários (79%) e esportes ao vivo (69%), mas os assuntos com maior afinidade são seriados estrangeiros (167) e esportes radicais (167).
Brasil Possuem e jogam videogame Universo (.000) 69593 11978 Afinidade Jornal 33,7% 36,1% 107 TV Aberta 97,3% 97,3% 100 TV Paga 34,7% 51,0% 147 Revista 40,2% 47,1% 117 Cinema 17,0% 27,4% 161 Internet 52,6% 79,2% 151 Rádio AM/FM 76,5% 81,6% 107
A maior parte das pessoas que têm e jogam videogames, possuem mais de 30 canais por assinatura e assistem, em média, 15h24min por semana de televisão.
TV População brasileira Possuem e jogam videogame Universo (.000) 69593 11978 Afinidade Filmes 78,9% 94,0% 119 Noticiários 84,2% 79,4% 94 Esportes ao Vivo 49,3% 68,6% 139 Comédias (programas) 48,6% 64,9% 134 Notícias Esportivas 44,4% 60,9% 137 Comentários Esportivos 37,6% 55,1% 147 Desenhos Animados (programas) 35,0% 53,4% 153 Telenovelas Nacionais 54,2% 49,1% 91 Seriados Estrangeiros 28,1% 46,9% 167 Esportes Radicais 26,9% 44,9% 167 Documentários 36,7% 42,6% 116 Vídeos Musicais 27,1% 42,0% 155 Shows Musicais 30,0% 39,2% 130 Meteorológico 44,8% 38,9% 87 Programas de Auditório 40,3% 38,6% 96
Assim como a população brasileira, as principais atividades praticadas pelos gamers na internet são enviar e receber mensagens instantâneas (57%), enviar e receber e-mails (56%) e acessar as redes sociais (55%), ; mas as maiores afinidades são jogar “on-line” (311) e visitar sites esportivos (239).
Com um tempo médio conectado de 2h36min, 34% afirmam que têm o costume de ler anúncios na internet.
Quando analisados os dados no TG.Net, do universo de 35.1 milhões de internautas, jogar on-line é um hábito praticado por 54%. Os jogos em redes sociais atingem 23%, aposta/loteria de esportes, 18% e jogos de azar, 16%.
Entre os internautas que têm costume de jogar on-line, o meio mais utilizado para acessar a internet é o desktop(76% contra 74% da média brasileira). Quando perguntado sobre o acesso feito por consoles de videogames, a porcentagem é baixa, tanto nos usuários da rede (3%) quanto nos gamers (4%).
Internautas Universo Internautas (.000) 35124 Jogar on-line 53,6% Jogar jogos online nas Redes Sociais 23,3% Jogo de apostas/loteria de esportes 18,4% Jogos de azar on-line 16,0%
Quando o assunto é publicidade, os anúncios que motivaram os navegadores gamers a visitarem um site foram resultados de busca (41%), anúncios na TV (39%) e anúncios online (38%).
O Target Group Index é um estudo single source sobre o consumo de produtos, serviços e mídia, estilo de vida e características sociodemográficas . Durante a pesquisa, o mesmo entrevistado responde todas as questões do questionário, o que permite uma análise completa da base de dados em qualquer uma das 220 categorias de produtos, 3.100 marcas e 700 veículos de comunicação presentes no estudo.
Cobertura: entrevistas realizadas nas regiões metropolitanas de São Paulo, Rio de Janeiro, Porto Alegre, Curitiba, Belo Horizonte, Salvador, Recife, Fortaleza, Brasília e nos interiores de São Paulo e das regiões Sul e Sudeste. Universo pesquisado: pessoas de ambos os sexos das classes AB, C e DE com idades entre 12 e 75 anos.
Representatividade: 48% da população brasileira entre 12 e 75 anos. 69 milhões de pessoas.
Banco utilizado: Br Y12 w1 + w2 (ago/10 – ago/11)
O TG.net é uma pesquisa online, realizada com 2.900 internautas de 15 a 75 anos no Brasil. Fusionada com a base regular do Target Group Index, permite análises diferenciadas em um único banco.O levantamento foi realizado entre maio e junho de 2011, nos mercados de São Paulo, Rio de Janeiro, Belo Horizonte, Porto Alegre, Curitiba e Distrito Federal,além de Goiânia, Nordeste, São Paulo interior e interior do Sul e Sudeste.Banco utilizado: TG.net Ano 2 (mai/11-jun/11)/Target Group Index Y11 w2 + Y12 w1 (fev/10 – jan/11)
Link:http://www.ibope.com.br/pt-br/conhecimento/artigospapers/Paginas/Quem-s%C3%A3o-os-gamers-no-Brasil.aspx
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