Faca uma cultura e poupe esforço com publicidade... e mais.

Quando um grupo adotam certo tipo de comportamento ou certa forma de expressão, isso pode ser considerada uma cultura.




Acredite... até as piadinhas sem graça ajudam

e é exatamente isso que muitas empresas de games utilizam para espalhar sua influencia. percebendo ou não... e isso poupa muito trabalho com marketing, justamente porque não é você quem faz... mas seus fãs


Dentre as definições de cultura, o Dicionário Aurélio coloca:
  1. Fig. Conjunto dos conhecimentos adquiridos; a instrução, o saber: uma sólida cultura.
  2. Sociologia. Conjunto das estruturas sociais, religiosas etc., das manifestações intelectuais, artísticas etc., que caracteriza uma sociedade ou grupo
Resumindo, se você

consegue construir uma sequencia de conhecimentos fixos no cérebro

e consegue transferir isso em comportamentos, 

você consegue uma cultura... e como qualquer integrante de uma cultura, o jogador torna-se um formador de opinião e espalha a cultura de seu jogo a seu circulo de influência.

Para conseguir construir uma sequência de conhecimentos fixos no cérebro, será necessário combinar imagens já existente nos cérebros do jogador, para garantir a permanência, pois toda vez que virem o estereótipo de novo, lembrarão do game...  exemplo mais claro disso é
League of Legends, que explora estereótipos em cima de estereótipos... para construir conhecimentos em cima e ligá-los para sempre ao jogo.
da esquerda pra direita, estereótipos: Criança demoníaca, Elfo sábio azul, Espadachim com bíceps mais inteligentes e maiores que a cabeça, ninja .-. (não precisa de mais), Imperador impiedoso, Monstro das sombras com laminas, Assassina sexy e de roupa colada, Espantalho que controla corvos, Anolian (homem-lagarto) e Mulher pirata sexy quase sem roupa.
A mais de uma forma de chocar o cérebro e fixar um conhecimento

Outras formas incluem: Repetição de imagens cerebrais, (que no league existe até na voz dos personagens); conhecimentos de fácil e rápida assimilação, exemplo. Informações que chocam
Um exemplo do mesmo jogo são as piadas e trocadilhos que chocam a forma habitual de pensamento e se fixam no cérebro, "porque está tão sério?" disse o palhaço demoníaco do League ao matar um jogador.


Mas conhecimentos sozinhos, não são o suficientes para manter uma cultura, é necessário um comportamento recorrente dos gamers. sendo necessário:

Não... não esse comportamento... sério já temos demais.
  1. Fazer alguém iniciar um comportamento.(pois iniciando um comportamento, estimula o grupo a copiar este dado comportamento, por mais ridículo que seja, alguém lembra da Macarena?! ou Creu?!)
  2. Manter o estímulo de fazer aquele comportamento. (apesar de que adorariamos... ninguém faz marketing pra você de graça... cultura ajuda, mas não é impecável.)
Steve Jobs convenceu uma elite a comprar seus itens... mesmo que por muito tempo ele não tivesse nada de melhor que os PCs, focando em outras coisas como a qualidade da marca e as emoções passadas ao se comprar um Apple, Depois construiu uma cultura de cultuação a seus produtos, e finalmente a transformou o comportamento "idolatrar a apple" numa religião... coisa que nós apenas podemos sonhar....
Para inicialmente vamos colocar quais comportamentos são desejáveis.
  1. Desenhos, Musicas, Videos, Clipes, Gameplays, de seu jogo. Isso tudo dá estado de arte a seu jogo e estimula os artistas, tanto pelos views/comments/compras do youtube/deviantart/itunes quanto pelo estado de arte de fazer um jogo, também que a arte criada constrói conhecimentos mais fixos no cérebro.
  2. Cosplay e todas as formas de idolatração do jogo e dos personagens. Idolatração, sempre é um sinal de um formador de opinião se formando, e que será necessário para espalhar dado game.
  Esse aqui conseguiu idolatrar o jogo, a si mesmo e ainda utilizando varios tipos de arte. Jogo: World of Warcraft

Agora para Iniciar um comportamento, e manter os jogadores estimulados, nestes comportamentos artísticos e de idolatração é necessário estímulos, esses são os mais usados:
  1. Concursos Artísticos sobre o jogo. (alguns chamam profissionais (pagos pelos desenvolvedores ou não) para dentro destes concursos para aumentar a qualidade inicial dos concursos e forçar os artistas a estabelecer uma qualidade mínima, e claro, marketing do jogo, pois muitos verão essas imagens e estabelecerão laços em seus cérebros.)
  2. Pagam a roupa do cosplay ou contratam um cosplay profissional. (sempre que perguntarem quem é aquele personagem, os mais hard gamers de convenções vão querer olhar qual é esse game, e são logicamente esses que mais gastam em games.)
    Um PUTA estimulo... literalmente e conotativamente...
  3. Contratam ou fazem eles mesmos Idolatração forçada/falsificada. (lembra daquele cara que adorava um dado jogo pouco conhecido? ele mesmo pode ser o dono do game, e você não percebeu, se alguém inicia o comportamento é comum alguém continuar, então essa fase geralmente é passageira ou no mínimo não é uma das principais.)
  4. Estímulos para trazer mais pessoas para jogos. (quase todo MMO tem algum tipo de benefício se você trouxer um amigo para o jogo. e ainda mais se ele gastar algo, outras formas é estabelecer em convenções estandes com seus jogos para que muitos possam ver e ser vistos comprando seus jogos.)
  5. Homenagens, Títulos, Itens, Skins e Honrarias aqueles que ficam e jogam o jogo, (algumas vezes escondidas de Quests periódicas e títulos por participar ativamente de fóruns ou de concursos ou temporadas... etc.)
    esses medalhões podem significar muito para um jogador continuar a chamar amigos pro jogo. principalmente se é MMO.

Típico promotor/desenvolvedor da RIOT Inc.
(desenvolvedora e produtora de League of Legends)
League of Legends ainda foi mais além e têm quase nenhum GM pois quem decide quem fica ou vai em League of Legends são os próprios jogadores através da plataforma de resolução de casos entre jogadores, por jogadores, chamada TRIBUNAL que qualquer jogador veterano e sem passagens pode participar como Juri, bastanto ler as regras do jogo, e claro, as criadas pela comunidade...

Vida boa RIOT(desenvolvedora de League of Gegends)...

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