Acredite... até as piadinhas sem graça ajudam |
e é exatamente isso que muitas empresas de games utilizam para espalhar sua influencia. percebendo ou não... e isso poupa muito trabalho com marketing, justamente porque não é você quem faz... mas seus fãs
Dentre as definições de cultura, o Dicionário Aurélio coloca:
- Fig. Conjunto dos conhecimentos adquiridos; a instrução, o saber: uma sólida cultura.
- Sociologia. Conjunto das estruturas sociais, religiosas etc., das manifestações intelectuais, artísticas etc., que caracteriza uma sociedade ou grupo
consegue construir uma sequencia de conhecimentos fixos no cérebro
e consegue transferir isso em comportamentos,
você consegue uma cultura... e como qualquer integrante de uma cultura, o jogador torna-se um formador de opinião e espalha a cultura de seu jogo a seu circulo de influência.
Para conseguir construir uma sequência de conhecimentos fixos no cérebro, será necessário combinar imagens já existente nos cérebros do jogador, para garantir a permanência, pois toda vez que virem o estereótipo de novo, lembrarão do game... exemplo mais claro disso é
League of Legends, que explora estereótipos em cima de estereótipos... para construir conhecimentos em cima e ligá-los para sempre ao jogo.
A mais de uma forma de chocar o cérebro e fixar um conhecimento |
Outras formas incluem: Repetição de imagens cerebrais, (que no league existe até na voz dos personagens); conhecimentos de fácil e rápida assimilação, exemplo. Informações que chocam
Um exemplo do mesmo jogo são as piadas e trocadilhos que chocam a forma habitual de pensamento e se fixam no cérebro, "porque está tão sério?" disse o palhaço demoníaco do League ao matar um jogador.
Mas conhecimentos sozinhos, não são o suficientes para manter uma cultura, é necessário um comportamento recorrente dos gamers. sendo necessário:
Não... não esse comportamento... sério já temos demais. |
- Fazer alguém iniciar um comportamento.(pois iniciando um comportamento, estimula o grupo a copiar este dado comportamento, por mais ridículo que seja, alguém lembra da Macarena?! ou Creu?!)
- Manter o estímulo de fazer aquele comportamento. (apesar de que adorariamos... ninguém faz marketing pra você de graça... cultura ajuda, mas não é impecável.)
- Desenhos, Musicas, Videos, Clipes, Gameplays, de seu jogo. Isso tudo dá estado de arte a seu jogo e estimula os artistas, tanto pelos views/comments/compras do youtube/deviantart/itunes quanto pelo estado de arte de fazer um jogo, também que a arte criada constrói conhecimentos mais fixos no cérebro.
- Cosplay e todas as formas de idolatração do jogo e dos personagens. Idolatração, sempre é um sinal de um formador de opinião se formando, e que será necessário para espalhar dado game.
Esse aqui conseguiu idolatrar o jogo, a si mesmo e ainda utilizando varios tipos de arte. Jogo: World of Warcraft
- Concursos Artísticos sobre o jogo. (alguns chamam profissionais (pagos pelos desenvolvedores ou não) para dentro destes concursos para aumentar a qualidade inicial dos concursos e forçar os artistas a estabelecer uma qualidade mínima, e claro, marketing do jogo, pois muitos verão essas imagens e estabelecerão laços em seus cérebros.)
- Pagam a roupa do cosplay ou contratam um cosplay profissional. (sempre que perguntarem quem é aquele personagem, os mais hard gamers de convenções vão querer olhar qual é esse game, e são logicamente esses que mais gastam em games.)
Um PUTA estimulo... literalmente e conotativamente... - Contratam ou fazem eles mesmos Idolatração forçada/falsificada. (lembra daquele cara que adorava um dado jogo pouco conhecido? ele mesmo pode ser o dono do game, e você não percebeu, se alguém inicia o comportamento é comum alguém continuar, então essa fase geralmente é passageira ou no mínimo não é uma das principais.)
- Estímulos para trazer mais pessoas para jogos. (quase todo MMO tem algum tipo de benefício se você trouxer um amigo para o jogo. e ainda mais se ele gastar algo, outras formas é estabelecer em convenções estandes com seus jogos para que muitos possam ver e ser vistos comprando seus jogos.)
- Homenagens, Títulos, Itens, Skins e Honrarias aqueles que ficam e jogam o jogo, (algumas vezes escondidas de Quests periódicas e títulos por participar ativamente de fóruns ou de concursos ou temporadas... etc.)
esses medalhões podem significar muito para um jogador continuar a chamar amigos pro jogo. principalmente se é MMO.
Típico promotor/desenvolvedor da RIOT Inc. (desenvolvedora e produtora de League of Legends) |
Vida boa RIOT(desenvolvedora de League of Gegends)...
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