Psicologia das Cores; Manual do Usuário



      Nas cores é possível transmitir conhecimento, e emoções e utilizando elas podemos transmitir tudo o que queremos, inclusive nós mesmos,


duas cores, dois contrastes. Uma emoção... uma guerra a ser travada... e vencida

aqui um pequeno manual do que as cores são e representam em jogos e como utiliza-las para transmitir ainda mais as emoções dos personagens e da sua empresa através delas.



Desde o começo as cores tem sito usadas pra transmitir sentimentos, e com apenas algumas mudanças de tons e saturações pode-se mudar completamente os sentimentos passados a  uma pessoa,

Pesquisas indicam que a proliferação de cores de caça-níqueis e em Apps
nos fazem mais ligados aos jogos e as nossas infâncias, e gastando mais.

       E quanto mais sentimentos são passados, mais interessante fica o "mergulho" na história do jogo, e mais fica-se podendo ser uma história triste, feliz ou até de esperança, tenho certeza que você consegue lembrar de uma boa história seja da TV ou de jogos que realmente cativou, pelos sentimentos,

       Então aqui vai uma palheta de conhecimentos sobre cores para transmitir o maximo de sentimentos aos nobres jogadores em suas aventuras...

O ciclo das cores

Cores complementares: são aquelas que estão em oposição no círculo cromático. Uma cor primária sempre tem uma cor secundária como complementar. A cor complementar do azul (cor primária) é o laranja (cor secundária). Isso pode ser útil na pintura de sombras e na relação frente e fundo.
Cores análogas: são as que estão lado a lado no círculo cromático.



Sistema de cor: relação de posição onde a cor pode ser lida, já que ela tem significado. Cor: matéria, luz e pigmento.

Conceitos de misturas:
aditiva (luz): branco, verde, laranja, violeta (azul)
partitiva (matéria): grãos.
subtrativa (pigmento): pigmento opaco

Na tabela de cores encontramos os seguintes itens: eixo matiz, zona de saturação, zona de escurecimento, subdivididos em cromáticos e acromáticos.Veremos os contrastes existentes, ressaltando que a intenção é perceber os estados para que possamos comparar as cores.

Contraste artístico, dando emoção ou retirando-a

A cor é superfície, não importa a forma.

- Contraste da cor em si – a cor percebendo ela mesma.
- Máximo contraste – amarelo, magenta e azul (pólos)
- Médio contraste – laranja, roxo e verde (mistura duas a duas)
- Mínimo contraste – mistura três a três

O branco e o preto nessas combinações podem reforçar ou anular a cor.
Contraste alto, e emoções sombrias,

Contraste Claro e Escuro
Branco como presença de luz e preto como ausência de luz.
Serve para observarmos como a forma e a cor se comportam de acordo com a posição no espaço e incidência de luz.

Contraste Complementar
Máximo contraste da cor está entre os pares formados de cores primárias e sua correspondente complementar. Somando cada par as cores anulam-se.

Contraste Simultâneo
As cores sofrem influência de uma cor neutra que acaba se comportando de acordo com a cor da moldura.

Contraste quente-frio
As cores adquirem temperatura de acordo com a relação que se faz com as outras cores da composição. Quando compomos com o mesmo valor tonal a imagem não forma planos, imagem bidimensional.

Contraste de Qualidade
È quando priorizamos uma cor com foco de qualidade total e os outros elementos da composição ficam como complemento.

Contraste de Quantidade
Composição formada pelo equilíbrio dos valores tonais das cores. Quanto mais luz, menos espaço ocupa. Quanto menos luz, mais espaço ocupa.

Contraste, do Divino acima e escuro a baixo, passa a imagem de salvação

Psicologia e significado das cores:

O que as cores chamam ao se colocar elas em um ambiente ou personagem

Como as empresas mostram-se para o mundo e como você pode fazer o mesmo.

Branco: Sugere pureza. Cria uma impressão de vazio e de infinito. Evoca frescor e
limpeza, principalmente quando combinado com o azul. Ex: Ordem, simplicidade,
luz, paz, higiene, casamento, hospital, neve, harmonia.

Preto: Silêncio. Morte. Quando brilhante, confere nobreza, distinção e elegância.
Cor preponderantemente masculina. Ex: Noite, nobreza, pessimismo, tristeza, dor.

Cinza: É a expressão de um estado de alma duvidosa e neutra. Símbolo da
indecisão e da ausência de energia. Quanto mais sombrio, mais conota desânimo,
monotonia. Ex: Chuva, máquinas, seriedade, velhice, desânimo, sabedoria.

Vermelho: Significa força, virilidade, masculinidade, dinamismo. É uma cor exaltante
e até enervante. Impõe-se sem discrição. É uma cor essencialmente quente,
transbordante de vida e de agitação. Ex: Cereja, morango, sangue, desejo, sexo,
agressividade, fogo, fome, perigo, guerra, força, energia, fúria, dinamismo, paixão.

Laranja: Transborda irradiação e expansão. É acolhedor, quente, íntimo. Ex:
Outono, pôr-do-sol, festa, comida, movimento.

Amarelo: É uma cor luminosa e muito forte para atrair a atenção, seja sozinho ou
em conjunto com outras cores. É feliz, vibrante, vivo.
Ex: Luz, angústia, esperança, atenção.

Verde: Cor universal da natureza. Tem frescor, harmonia e equilíbrio. Cor calma,
que não se dirige para nenhuma direção nem encerra algum elemento de alegria,
tristeza ou paixão. O verde mais amarelado sugere uma força ativa, um aspecto
ensolarado. O verde, seja em tons mais claros ou escuros, é sempre indiferente e
calmo. Ex:Floresta, natureza, bem estar, tranqüilidade, juventude, umidade, saúde,
tapete de jogos.

Azul: Cor profunda, calma. Preferida por adultos, marca uma certa maturidade.
Quando sombrio, o azul chama ao infinito. Mais claro, provoca uma sensação de
frescura e higiene, principalmente quando na presença de branco. Ex: Frio, céu,
mar, tranqüilidade, paz, infinito, meditação, credibilidade.

Roxo: Equivale a um pensamento meditativo e místico, mistério. Assim como o
preto, remete a nobreza e poder. Ex: Sonho, mistério, egoísmo, nobreza, fantasia,
profundidade, doença.

Marrom: Emana a impressão de algo maciço, denso, compacto. Sugere segurança
e solidez. Ex: Terra, outono, chocolate.

Rosa: É de pouca vitalidade e sugere feminilidade e afeição. É uma cor íntima, de
doçura melosa e romântica. Ex: Feminilidade, delicadeza.

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