e no mundo dos jogos isso não é diferente. tanto que algumas empresas vivem quase que exclusivamente da venda de produtos complementares a empreitadas de sucesso, como é o caso do ANGRY BIRDS, da Rovio.
A estratégia das empresas que se baseiam em vendas complementares é basicamente assim (No caso da Rovio em fonte pequena):
- Fazer muitos jogos free ou free-to-play e interessantes, até conseguir fazer um sucesso com milhares de admiradores e downloads, e claro com possibilidade de produtos complementares. no caso Angry Birds e seus pássaros que parecem brinquedo, pois queriam vender estes brinquedos.
- Fazer, ou pedir para fazer jogos-continuação pagos que tem a mesma Base do sucesso, só com uma pequena diferença, com receitas para a empresa, seja com contas Premium, objetos comprados com dinheiro real ou só por propaganda no jogo mesmo no caso, Angry Birds no facebook, Angry Birds Rio, Angry Birds Space e outros.
- Fazer contratos com empresas de brinquedos e equipamentos para fazer produtos com a marca Angry Birds com baixíssimo direito autoral, e assim, ganhar dinheiro e multiplicar a marca através de brinquedos, parques ou só de escambo comercial (você empresa de brinquedos vende nossos produtos e eu não cobro direitos autorais mas quero que espalhe minha marca). Caso da Angry Birds Land, Mc lanche Feliz/ Bob's com Angry Birds de presente e as milhares de pelúcias de angry birds no mercado.
Um sucesso advindo do sucesso original de Angry Birds, dando bastante dinheiro aos donos da marca em suas vendas. |
- Ter contatos poderosos na área de distribuição, marketing e/ou produção de produtos complementares
- Estudar sociologia e psicologia para saber o que vai ser um sucesso no futuro (não considero sorte real, mas esforço sim)
- Alguma forma de se sustentar enquanto não consegue o sucesso, como ações de outras empresas ou Patrocínio (PaiTrocinio não levará a nada) e....
- sucesso, pois neste tipo de empreitada ele é OBRIGATÓRIO e nada abaixo de excelência pode ser aceito para poder permear o máximo possível de consumidores, o bastante para atiçar a curiosidade de alguns parceiros poderosos em potencial.
A mesma estratégia foi que levou o Walt Disney há ser o que é hoje, e está levando até um sucesso local ao estrelato internacional, a Galinha pintadinha, que fez contratos com empresas como Estrela S.A., Europa Distribuições e até a Globo e hoje está como uma das empresas de entretenimento de maior crescimento do mercado mundial, já tendo gerado muito dinheiro para os criadores, (que por mim tem muito mau gosto. Galinha pintadinha não é entretenimento, mas crianças gostam... fazer o que?)
Tirem a musica dela da minha cabeça por favor!!! |
Fonte: Mundo S/A (muito bom ASSISTAM)
Nenhum comentário:
Postar um comentário