Entrevista: Erinia, o Primeiro MMO Brasileiro



No inicio do milênio, epoca essa onde o ragnarok online com seus graficos 2D dominava, e o Erinia, jogo completamente 3D mal era conheçido, o jogo nunca chegou a decolar mas a sua revoluçào foi tão grande que sua comunidade vive até hoje, 12 anos depois de seu inicio, e o mantem como jogo querido, aqui vai um pequeno histórico dele, mostrando acertos e erros do passado de um velho jogo.


Aqui algumas informações do erinia: projeto iniciado em 2000, ele revolucionou os jogos por ser um jogo leve(200megas até hoje) e 3D com capacidade de surpreender, aparentemente seu único fraco foi seu marketing mostrando como a boa administração de um jogo é interessante para um desenvolvedor aqui imagens e o link do Erinia.



LINK:                             ERINIA


ENTREVISTA

GM FireFiery:

Boa tarde.

MJB:

Boa tarde poderia dar um pequeno histórico do Erinia? a parte que não consta no Wikipédia

GM FireFiery:

Bom, o Erinia foi o primeiro game rpg online brasileiro. Ele foi idealizado e desenvolvido pela Ignis Games em Curitiba-PR. o game é totalmente baseado no folclore brasileiro.

MJB:

Você fez parte da equipe de produção do erinia?

GM FireFiery:

Não. O jogo foi desenvolvido no início dos anos 2000. Quando entrei na administração do game em 2006 o jogo já estava pronto.

MJB:

O que mais você pode-me dizer sobre o Erinia, como jogo e seu mercado de MMO?

GM FireFiery:

O Erinia é um jogo ultrapassado tecnologicamente falando. Infelizmente seu desenvolvimento foi descontinuado em meados de 2004, 2005, não sei precisar a data correta. O Erinia foi um excelente projeto, porém no momento errado. No inicio dos anos 2000 não havia público suficiente para o game, o que inclusive dificultou o seu desenvolvimento.

GM FireFiery:

Contudo, seu enredo e suas "possibilidades" são únicas e bastante interessantes. O mercado do Erinia é bastante limitado. Ele ainda existe pelo simples fato de uma comunidade ser apaixonada pelo game. Considero o Erinia é economicamente inviável.

MJB:

Quem detém os direitos deste jogo no momento? Como ele se mantém de pé?

GM FireFiery:

Os direitos do jogo são de propriedade da Ignis Games Entretenimento S.A.
O jogo se mantém online devido a colaboração dos jogadores que ainda curtem o game. O custo para manter o Erinia Online é 100% bancado por estes players. A arrecadação do game é feita pela venda de dinheiro virtual, onde no jogo é possível comprar itens exclusivos com esse "dinheiro virtual".

MJB:

Você tem alguma esperança no Erinia ou em algum outro jogo brasileiro? E quais seriam as dicas que você daria aos criadores de jogos atuais?

GM FireFiery:

Esperança sempre há! O Erinia é um bom jogo, porém o investimento necessário para que um jogo seja sucesso hoje é bastante grande. A infra-estrutura necessária para isso é gigantesca.
Para aqueles que são desenvolvedores, tem que acreditar e ir até onde puder e tentar tirar ao máximo do jogo. Atualmente há alguns jogos feitos no Brasil que são interessantes, não vou citar nenhum aqui, mas há. Conheço alguns desenvolvedores de jogos que são fora de série. Há espaço e há mercado, o tamanho do investimento é proporcional ao tamanho do retorno.
Não podemos esquecer do marketing que é fundamental e é um dos pilares de um game online.Podemos dividir um jogo online em 4 pilares: Bom roteiro, Bom desenvolvimento, Suporte e Marketing

MJB:

Se pudesse voltar ao passado e mudar tudo que o Erinia fez e foi até aqui, o que faria para torna-lo um sucesso como o ragnarok é hoje...(jogo da mesma época)

GM FireFiery:

Quando eu assumi o jogo em 2006, ele já era descontinuado, portanto não havia muito o que eu pudesse fazer para mante-lo ao menos atualizado. O grande "pecado" com o Erinia foi o suporte técnico, que pelo fato do game estar descontinuado não havia praticamente nada a se fazer e sempre fomos muito cobrados quanto a isso. Mas de qualquer forma, a Ignis Games poderia responder melhor a esta pergunta, de qualquer forma, foi um projeto muito especial para a Ignis, para mim e outras pessoas envolvidas.

GM FireFiery:

Um outro fator importante é que para que o jogo seja economicamente viavel e portanto um sucesso, é necessário atualizações e novidades constantes, caso contrario, está fardado ao fechamento.

GM FireFiery:

Dentro de nossas limitações, fizemos o que era possível. Inclusive recebendo o reconhecimento da própria Ignis Games em junho deste ano, onde os desenvolvedores afirmaram que "tiramos leite de pedra", pois com o que tínhamos, não havia realmente o que fazer.

MJB:

Meus parabéns e aqui termina nossa entrevista, tem mais algo que queira adicionar?

GM FireFiery:

Primeiramente, lhe desejo sorte no seu trabalho. Ainda há muito que explorar nesse campo. Queria dizer que o Erinia ainda vive, e a partir do dia 15/12 está sob cuidados de um novo administrador e em primeira mão informo que estarei me afastando do Erinia por tempo indeterminado por razões pessoais. O Erinia ainda tem muito que dar e sinceramente, após esses anos todos, desejo o melhor para este game que é amado por muitos, muitos mesmo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...